domingo, 31 de maio de 2015

Lazio vence e se garante na UEFA Champions League

Gonzalo Higuaín teve nos pés a bola da consagração. Já havia marcado duas vezes, recolocando o Napoli no jogo, mas isolou o pênalti que daria naquele momento a vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. O Lazio se aproveitou da falha do argentino, marcou duas vezes, venceu por 4 a 2 no San Paolo e se classificou para a fase preliminar do principal torneio da Europa pela primeira vez desde 2007/08 ao fim da 38ª e última rodada do Campeonato Italiano.

Foi uma noite marcante, de bom futebol, gols, expulsões (uma para cada lado). E choro. Substituído aos 20 minutos do segundo tempo, quando o Lazio estava sendo pressionado sem reagir, o brasileiro Felipe Anderson não conteve a emoção ao assistir aos gols de Onazi e Klose, já no fim. Parolo e Candreva fizeram os outros gols dos visitantes. Do outro lado, Rafa Benítez se despediu do Napoli sem o prêmio que esperava - ele deve ser confirmado em breve como técnico do Real Madrid.

Convocado para a lista de espera da seleção brasileira na Copa América, Felipe Anderson foi um dos responsáveis por colocar o time nesta situação, com dez gols ao longo da campanha - o centroavante alemão marcou 13 e foi o artilheiro do time. Luca Toni, do Verona, e Mauro Icardi, do Inter de Milão, dividiram a artilharia geral, com 22 gols.

Sonhando em chegar em terceiro antes da rodada, o Napoli termina a Série A em quinto, com 63 pontos, um a menos que a Fiorentina, que aplicou 3 a 0 sobre o Chievo - os dois vão para a Liga Europa com o Genoa. O Lazio vem à frente, com 69. Roma (70) e Juventus (87) completam o top-5. Parma, Cesena e Cagliari foram os rebaixados.
- Meu choro ao final da partida foi de emoção e alívio. Quando o Higuaín teve a chance de marcar de  pênalti e virar o jogo, cheguei a pensar que tudo estava acabado, mas felizmente ele chutou para fora. Não deu para segurar as lágrimas depois do quarto gol. Passou um filme na cabeça de tudo o que precisamos superar para conquistar essa vaga. Não merecíamos ficar fora, seria injusto demais. Sei que tive um papel importante em momentos decisivos da nossa campanha, mas divido todos os méritos com meus companheiros. Vou comemorar bastante, mas na segunda o foco já estará voltado para Seleção. Embarcarei para o Rio de Janeiro pela manhã e vou chegar ainda mais feliz e motivado para aproveitar bem essa grande oportunidade - afirmou o brasileiro, convocado para os amistosos contra México e Honduras.
retirado do globoesporte.com

sábado, 30 de maio de 2015

Arsenal vence e é campeão

O torcedor do Arsenal já pode bater no peito e dizer que é o maior campeão da Copa da Inglaterra. E se orgulhar de mais: conquistou tal feito ao ganhar por duas vezes seguidas o torneio mais tradicional do país, jogado desde 1871. O fez com propriedade, numa tarde de sábado de gala no Wembley, diante de 89.283 espectadores: 4 a 0 sobre o Aston Villa, fora o baile. Walcott, Sánchez, Mertesacker e Giroud marcaram para os Gunners, agora donos de 12 títulos, contra 11 do Manchester United.

Foi um massacre. O time de Arsène Wenger mostrou em pouco tempo por que havia encerrado o Campeonato Inglês em terceiro, com 37 pontos a mais que o Aston Villa, quase rebaixado em 17º. Given fez boas defesas e conseguiu evitar que o placar fosse aberto até os 40 minutos, quando Walcott fuzilou de canhota. O problema para o Aston Villa é que o Arsenal calibrou a pontaria no segundo tempo. Sánchez, num chutaço de fora da área, anotou o segundo aos quatro. Até Mertesacker, de ombro, deixou o dele. No fim, Giroud, que saiu do banco, também quis participar da festa.

O Arsenal encerra a temporada com dois títulos - já havia celebrado a Supercopa da Inglaterra, no mesmo estádio, ainda em agosto, quando derrotou o Manchester City. Como levou novamente a Copa da Inglaterra, disputará outra final no início da próxima temporada, diante do Chelsea, campeão inglês. Até lá, torcedores aguardam a chegada de um centroavante, a principal carência de um time já perto de competir com seus rivais por troféus maiores. 
O Aston Villa, por outro lado, vivia a expectativa de quebrar um jejum de 19 anos sem títulos relevantes: desde 1995/96, com a Copa da Liga Inglesa. O time treinado por Tim Sherwood até contou com torcedores ilustres, como o príncipe William, mas não foi páreo para o melhor Arsenal da temporada. 
retirado do globoesporte.com

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Guarani-PAR se classifica para as semifinais da Libertadores

Surpresa da fase de grupos e algoz do Corinthians nas oitavas de final, o Guaraní fez mais uma vítima na Taça Libertadores. Depois de vencer por 1 a 0 na ida, em casa, o time paraguaio segurou o Racing na Argentina, nesta quinta-feira, empatando em 0 a 0 - o suficiente para garantir um lugar na semifinal, na qual o adversário será o River Plate.

Os visitantes tiveram grande chance de sair do estádio Presidente Perón com uma vitória. O Guaraní desperdiçou cobrança de pênalti no fim do primeiro tempo, quando o goleiro do Racing, Saja, foi expulso e deixou seu time com um jogador a menos. Apesar da desvantagem numérica, os argentinos lutaram na etapa final e tiveram chances de gol, parando em boas intervenções do goleiro Aguilar.
Os dois times haviam sido adversários no grupo 8, quando o Racing levou a melhor. Líder da chave com 12 pontos, os argentinos venceram em casa por 4 a 1 e foram derrotados por 2 a 0 no Paraguai - se estes resultados tivessem acontecido no mata-mata, a vaga teria ido para o time de Avellaneda.
Com isso, as semifinais da Taça Libertadores terão times de quatro países diferentes: Brasil, Argentina, Paraguai e México. Todos os jogos serão realizados depois da Copa América. O Guaraní visitará o River Plate no dia 15 de julho, e o jogo de volta ocorrerá no Paraguai uma semana depois.
retirado do globoesporte.com

terça-feira, 26 de maio de 2015

Tigres-MEX vence e se garante nas semifinais da Libertadores

Rafael Sobis deu show na noite desta terça-feira. Ele fez um gol, deu assistência para José Rivas anotar outro e colocou o Tigres na semifinal da Taça Libertadores, após ser o destaque na vitória por 2 a 0 sobre o Emelec, no jogo de volta das quartas de final, no México. Agora, o atacante brasileiro poderá ter um velho conhecido na semifinal, o Internacional, clube que o projetou para o futebol.

Para que o Colorado cruze o caminho do Tigres, o cálculo é o seguinte. O time gaúcho precisaria vencer o Santa Fé, após ter perdido a ida na Colômbia por 1 a 0, e o Cruzeiro não poderia passar pelo River Plate. Caso a Raposa também avance, os brasileiros teriam necessariamente que duelar nas semifinais, e o Tigres pegaria o vencedor de Racing x Guaraní.

Quem cruzar o caminho dos mexicanos terá uma pedreira pela frente na semifinal. O Tigres era o único invicto na competição até perder para o Emelec na semana passada (os equatorianos venceram por 1 a 0 em casa e poderiam ter empatado nesta quarta). Ainda assim, é o time de melhor campanha na competição e aquele que mais marcou gols (foram 21).

retirado do globoesporte.com

domingo, 24 de maio de 2015

Chelsea vence em despedida de Drogba

A despedida de Drogba com a camisa do Chelsea acabou antes do previsto. Após anunciar que deixaria o clube londrino ao término da temporada, o marfinense saiu do campo de jogo do Stamford Bridge, neste domingo, aos 29 minutos da etapa inicial com uma lesão. Com um detalhe: homenageado, ele foi carregado pelos companheiros, antes de dar lugar a Diego Costa. Em campo, o campeão inglês venceu o Sunderland por 3 a 1, em duelo válido pela última rodada do Campeonato Inglês.

O duelo serviu também de festa para o Chelsea, campeão antecipado. Após o apito final, Drogba e o capitão John Terry levantaram a taça da Premier League para festa da torcida que lotou o Stamford Bridge para se despedir do time de José Mourinho na temporada. 
O anúncio da saída de Drogba foi feito horas antes da partida. Ídolo da torcida e herói do título da Liga dos Campeões em 2012, o atacante de 37 anos disse que é o momento de procurar uma nova equipe, após fazer história com a camisa dos Blues.
Com o brasileiro Willian entre os titulares, o Chelsea viu o Sunderland sair na frente com o escocês Steven Fletcher, mas rapidamente conseguiu a virada. Diego Costa, de pênalti, empatou ainda na primeira etapa, enquanto o francês Loic Rémy deixou o banco para garantir a virada no segundo tempo com dois gols.
Chelsea - festa do título (Foto: AP)Drogba ganha até coroa na festa do título do Chelsea (Foto: AP)
retirado do globoesporte.com

sábado, 23 de maio de 2015

Barcelona empata na festa do título

O sábado foi programado para ser especial para o Barcelona. Afinal, a festa estava montada para Xavi, que anunciou sua saída do clube nesta semana, e para o clube receber a taça de campeão espanhol. Mas quem comemorou mesmo foi o La Coruña, que arrancou um empate em 2 a 2 no Camp Nou e escapou do rebaixamento na última rodada do Campeonato Espanhol. Messi marcou os dois do Barça, e os gols dos visitantes saíram dos pés de Lucas Pérez e Diogo Salomão.

Após 17 temporadas vestindo a camisa do Barcelona, Xavi foi titular em sua última partida de Campeonato Espanhol. Nesta semana, ele revelou que está a caminho do Al Saad, do Catar, e assim terá apenas mais dois compromissos pelo clube: as decisões contra o Athletic Bilbao, pela Copa do Rei, e Juventus, pela Copa dos Campeões.
Campeão antecipado do Espanhol, Luis Enrique poupou quase o time todo, à exceção de Messi e Neymar.  Assim, além de Xavi, outros reservas apareceram entre os titulares. Contratado no início da temporada, o zagueiro Thomas Vermaelen fez sua estreia pelo Barcelona somente neste sábado. Já o goleiro Jordi Masip, terceira opção de Luis Enrique para a posição, jogou a primeira pelo Campeonato Espanhol. Até o brasileiro Douglas foi a campo, na segunda etapa, após sair do banco. 
Titular em todos os jogos, Messi completou seu 38º jogo seguido na competição, o único do elenco a atingir tal marca. Entretanto, ele não chegará na artilharia, pois parou nos 43 gols contra 48 de Cristiano Ronaldo, que ainda joga neste sábado.
Em campo, o Barcelona sobrou no primeiro tempo, chegou a ter mais de 80% de posse de bola e saiu para o intervalo com a vantagem de 1 a 0 no placar, após Messi receber cruzamento de Rafinha. O segundo, já na etapa final, também saiu da parceria entre um brasileiro e o argentino, só que a assistência saiu dos pés de Neymar. Entretanto, o La Coruña cresceu no jogo depois disso e ainda buscou a reação com  Lucas Pérez e Diogo Salomão, que valeu a fuga do rebaixamento.
retirado do globoesporte.com

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Arsenal empata em casa por 0 a 0

Em jogo remarcado da 33ª rodada da Premier League, o Arsenal parou na defesa doSunderland, mas mesmo assim praticamente assegurou a vaga direta na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Se não garante os Gunners matematicamente, o empate em 0 a 0 nesta quarta-feira, em Londres, deixou a equipe de Arsene Wenger três pontos à frente do Manchester United e vantagem de sete gols de saldo, com apenas mais um jogo pela frente na competição.

Tanto Arsenal quanto United já estão garantidos na Champions, falta definir quem passará pelos playoffs e quem vai direto para a fase de grupos. A vantagem está nas mãos do Arsenal, terceiro colocado que pode até perder em casa para o West Bromwich na última rodada desde que mantenha a vantagem de saldo. O time de Van Gaal visita o Hull City, que briga desesperadamente contra o rebaixamento.
Quem tem mesmo o que comemorar é o Sunderland, agora sem chances de cair. Afinal, chegou aos 38 pontos na tabela e não pode mais ser alcançado na rodada final pelo Hull City, que tentará jogar o Newcastle para a degola no fim de semana. 
Com uma linha de frente formada por Alexis Sánchez, Özil, Wilshere e Giroud, o Arsenal acordou no decorrer do jogo e, se saiu sem gols, não foi por falta de chances. Foram quase 30. Após um início equilibrado, o time de Wenger cresceu na metade final do segundo tempo, começou a sufocar o Sunderland, mas parou na falta de pontaria do seu ataque e na brilhante atuação do goleiro romeno Pantilimon, que pegou tudo no gol.
retirado do globoesporte.com

domingo, 17 de maio de 2015

Barcelona vence e é campeão espanhol

Este é um título de superação - e méritos. Em outubro, quando perdeu para o Real Madrid no Santiago Bernabéu, o Barcelona vivia uma crise de identidade, de futebol aquém de seu potencial, de poucos - porém alguns - resultados duvidosos. Luis Enrique, diziam, balançou no cargo em janeiro, quando pôs Lionel Messi no banco de reservas na derrota para o Real Sociedad. O tempo mostrou ser um grande aliado, pois o mesmo Barça sagrou-se campeão espanhol com uma rodada de antecedência ao vencer o Atlético de Madrid, por 1 a 0, neste domingo, no Vicente Calderón, praticamente sem ser incomodado. Lá na frente, Messi resolveu e fez o gol após tabelar com Pedro, substituto do lesionado Luis Suárez. 

Assim, o Barcelona se mantém na corrida pela sua primeira Tríplice Coroa desde a temporada 2008/09. Os catalães farão a final da Copa do Rei no próximo dia 30, contra o Athletic Bilbao, no Camp Nou (com igualdade de ingressos) e decidirão a Liga dos Campeões no dia 6 de junho, em Berlim, contra o Juventus. No Espanhol, cumprirão tabela diante do Deportivo La Coruña, sábado que vem, em casa.

O Barcelona conquistou o seu 23º título espanhol ao não poder mais ser alcançado pelo Real Madrid. Os merengues (32 títulos, o último em 2011/12) fizeram sua parte, golearam o Espanyol (4 a 1, com três de Cristiano Ronaldo), mas seguiram quatro pontos atrás do arquirrival (93 a 89) a uma rodada do fim. O Atlético é o terceiro, com 77 pontos, e precisa de um empate com o Granada, fora de casa, para garantir a terceira colocação - e a consequente classificação à fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Valencia (74) e Sevilla (73) pleiteiam a última vaga.

É incrível a capacidade de Messi fazer gols no Atlético de Madrid. São 23 em 26 jogos oficiais, tornando os colchoneros sua maior vítima - antes, o Sevilla estava empatado na “preferência” do argentino. Ele soma agora 54 gols em 54 jogos na temporada, sendo 41 gols em 37 partidas no Espanhol. Será difícil terminar como artilheiro, no entanto, já que Cristiano Ronaldo chegou aos 45 depois do hat-trick deste domingo. 

retirado do globoesporte.com

City vence fora e garante vaga na Champions

Manchester City contou com a participação precisa de Joe Hart para garantir a vitória por 4 a 2 neste domingo diante do Swansea pelo Inglês e confirmar a participação na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Nos últimos 10 minutos, o goleiro foi responsável por duas grandes defesas em jogadas finalizadas por Gomis, autor de um dos gols do time da casa. Sigurosson fez o outro. Antes, o arqueiro já havia parado Nathan Dyer. A equipe de Manuel Pellegrini assegurou o triunfo com Touré, duas vezes, Milner e Bony. 

Apesar da derrota, a torcida do Swansea comemorou no Liberty Stadium. Isso porque com a oitava colocação na tabela, a equipe assegurou a segunda melhor campanha da sua história na Premier League. A vaga na Liga Europa acabou escapando. A competição se encerra no próximo domingo com a última rodada. O City enfrenta o Southampton. O time de Garry Monk pega o Crystal Palace.

retirado do globoesporte.com

terça-feira, 12 de maio de 2015

Barcelona perde mas está na final da UEFA Champions League

O que o trio MSN prometeu cumpriu. O Barcelona não se abalou com o gol sofrido aos sete minutos de jogo e foi para o intervalo com a classificação praticamente definida graças ao futebol daquele que é apontado por muitos o melhor do mundo. Neymar marcou duas vezes em assistências de Suárez - após precisos passes de Messi. Mas o uruguaio precisou sair no intervalo, poupado com dores musculares. E o Bayern cresceu, virou, venceu por 3 a 2 e se despediu dignamente da Liga dos Campeões numa terça-feira em que a bola foi muito bem tratada em Munique (veja os melhores momentos acima). É o Barça quem vai à final do próximo dia 6 de junho, em Berlim.
Neymar - Bayern x Barcelona (Foto: Reuters)Neymar foi o grande nome do jogo (Foto: Reuters)
A expectativa, ao menos dos fãs de futebol, é pelo maior superclássico da história, mas o Barcelona poderá enfrentar o Juventus em Berlim. O adversário será conhecido nesta quarta-feira, após o duelo derradeiro no Santiago Bernabéu. Na ida, há uma semana, os italianos venceram por 2 a 1. 
Fica difícil discordar dos números. Quando estão inspirados, Messi, Suárez e Neymar formam o ataque mais letal do planeta. Eles já marcaram 114 gols na temporada (30 do argentino, 23 do brasileiro e 21 do uruguaio). Na Champions, são 25 dos 28 gols do Barcelona marcados pelo trio MSN: dez de Messi, nove de Neymar e seis de Suárez. O camisa 10 é o artilheiro do torneio.

Neymar, aliás, vive grande forma. São sete jogos seguidos balançando as redes, um recorde em sua breve carreira. Além disso, tornou-se o primeiro jogador da história do Barcelona a marcar nas duas semifinais (ele encerrou os 3 a 0 no Camp Nou). Na temporada, soma 37 gols em 47 jogos, mais do que Samuel Eto’o e Rivaldo (36 cada) em seus melhores anos vestindo a camisa azul-grená.
O Barcelona vai em busca de seu quinto título - até agora, conquistou quatro em sete finais. Especialmente na última década, transformou-se num time cascudo, acostumado a decisões, sejam continentais, nacionais ou mundiais. O dia 6 de junho, inclusive, pode determinar a repetição da Tríplice Coroa da temporada 2008/09, já que o Barça tem pela frente a finalíssima da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao, no dia 30, e a reta final do Espanhol - precisa de uma vitória contra Atlético de Madrid ou Deportivo La Coruña para se sagrar campeão.

Ao Bayern, sobra o gosto - agora amargo - do Campeonato Alemão. O time de Pep Guardiola termina a temporada apenas com um título (algo raros em tempos de domínio absoluto em seu país). Jogará mais duas vezes pela Bundesliga, contra Freiburg e Mainz, e sairá de férias pensando em renovar parte de seu elenco. Robben e Ribéry, desfalques por lesão nas duas semifinais, já passaram da casa dos 30, assim como outros nomes do elenco: Lahm, Schweinsteiger, Pizarro, Dante e Xabi Alonso.
retirado do globoesporte.com

domingo, 10 de maio de 2015

Chelsea e Liverpool empatam em clássico

No último clássico de Gerrard com a camisa do Liverpool, o camisa 8 deixou sua marca e os Reds empataram com o Chelsea fora de casa por 1 a 1. Quem abriu o placar foi Terry, lenda dos Blues, que defende o time londrino desde 1998.
O jogo, que terminou de forma positiva para Gerrard, que, além do gol, foi aplaudido pela torcida adversária e pelo técnico rival ao ser substituído no segundo tempo, foi ruim para o Liverpool, que chegou aos 62 pontos e ficou a seis do Manchester United, quarto colocado, a duas rodadas do fim do Campeonato Inglês. Como a diferença de saldo de gols é de 14 a favor do time de Manchester, Gerrard e companhia precisam de um milagre para conseguiu o quarto lugar e a consequente vaga na Champions League.
Já o Chelsea apenas aproveita as rodadas finais para fazer a alegria da sua torcida, feliz pelo título conquistado na última rodada. A igualdade desta tarde deixou o time com 84 pontos, 11 a mais que o Manchester City, atual vice-líder.
José Mourinho mandou a campo uma equipe mesclada com jogadores habitualmente titulares com reservas como Remy, Filipe Luís e o jovem Loftus-Cheek. Quem abriu o placar foi Terry, que aproveitou cobrança de escanteio e marcou seu 39º gol na história da Premier League, sendo o zagueiro com mais gols na história da competição.
Aos 28 minutos, Fábregas recebeu pelo lado direito e bateu forte, mas Mignolet fez grande defesa. O Liverpool tentava criar na movimentação de Philippe Coutinho e Sterling, mas esbarrava na forte marcação do Chelsea. Aos 13, Coutinho bateu e Courtois pegou com o pé. A bola parada resolveu também para os visitantes aos 43 minutos. Henderson cobrou falta e Gerrard cabeceou no canto de Courtois. O camisa 8 não balançava as redes dos Blues desde 2005.
O segundo tempo começou com mais movimentação e ataques perigosos de ambos os lados. Coutinho teve boa chance e bateu na rede pelo lado de fora, enquanto Willian finalizou cruzado e não marcou para os mandantes porque Mignolet defendeu com a ponta dos dedos.
Cumprindo tabela, o Chelsea enfrenta o West Bromwich fora de casa e recebe o Sunderland na última rodada do Campeonato Inglês. Já o Liverpool recebe o Crystal Palace no próximo sábado e encerra sua participação na competição contra o Stoke City no estádio do adversário.
retirado do globoesporte.com

sábado, 9 de maio de 2015

Barcelona vence e fica muito perto do título espanhol

Barcelona não precisou fazer um grande esforço para vencer o Real Sociedad por 2 a 0 neste sábado, em jogo pelo Campeonato Espanhol. Com um primeiro tempo "relaxado", o clube usou a etapa complementar para garantir o triunfo. Neymar abriu o placar e chegou ao 50º gol pelo Barça. Pedro, que entrou na vaga de Rafinha no decorrer do jogo, fechou o marcador com um lindo gol de bicicleta. Com o resultado, o líder da competição chegou aos 90 pontos na classificação. 

Esperava-se mais do Barça no duelo posterior à vitória por 3 a 0 diante do Bayern. Mas o time de Luis Enrique começou a partida de forma sonolenta e até se deu ao luxo de uma saída errada de bola de Bravo com Piqué. Mesmo com a marcha lenta, a equipe não sofreu grandes perigos. A partir da metade da etapa inicial, Messi resolveu que era hora do grupo se mexer. Municiou Neymar em ao menos quatro lances. Contando com a parceria de Daniel Alves - que acertou dois belos cruzamentos na área -, o camisa 10 acabou sendo o destaque nos 45 minutos tendo até mesmo repetido o "efeito Boateng" ao deixar Martinez no chão em chegada pela direita.

Se o primeiro tempo foi morno, o Barcelona tratou de esquentar depois do intervalo. E foi rápido. Logo aos 5 minutos, Messi fez levantamento na área, a zaga do Real Sociedad desviou, e Neymar apareceu livre na segunda trave para mandar para o gol. O camisa 11 chegou ao seu 50º gol com a camisa culé, de acordo com informação oficial do clube catalão. 

O técnico Luis Enrique aproveitou para colocar alguns atletas em campo como Iniesta no lugar de Xavi, Busquets na vaga de Bartra e Pedro por Rafinha. Foi justamente essa última substituição o começo do mais belo lance do confronto. Em levantamento de Messi pela direita, Pedro recebeu após desvio na zaga e mandou uma bicicleta perfeita para as redes de Rulli.
A equipe comandada por Luis Enrique volta a campo na próxima terça-feira em compromisso pela Liga dos Campeões. Depois do primeiro jogo com vitória por 3 a 0, o grupo volta a pegar o Bayern de Munique para disputar uma vaga na final da disputa europeia.  Além da possibilidade de avançar à decisão da Champions, a equipe pode também sagrar-se campeã espanhola no domingo com uma vitória diante do Atlético de Madrid já que neste sábado o Real empatou em 2 a 2 com o Valencia. 
retirado do globoesporte.com

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Barcelona goleia em casa pelas semifinais

Pep Guardiola já havia avisado em entrevista coletiva: o talento não se defende, é imparável. Era uma frase para explicar que, no reencontro com o Barcelona e suas crias, não havia qualquer vantagem para o criador. Pois Lionel Messi atestou sua tese com uma noite memorável e decisiva. O melhor jogador do mundo na Era Guardiola deixou o Barcelona com um pé e meio na decisão da Liga dos Campeões ao marcar duas vezes - a segunda em pintura com sua assinatura de gênio. Nos acréscimos, ainda deu um presente para Neymar também participar da festa e ampliar uma considerável vantagem dos catalães sobre o Bayern: 3 a 0 no Camp Nou .

Certamente não foi o reencontro que Pep esperava. Homenageado com faixas e gritos da torcida, o treinador mais vencedor da história do Barça (14 títulos em 19 possíveis) viu um Bayern irreconhecível, pouco ameaçador (finalizou apenas cinco vezes), frágil defensivamente diante daquele que pode ser considerado o melhor ataque do mundo. Iniciou o jogo com um esquema com três defensores, logo mudou para a linha de quatro, mas pouco adiantou quando o talento de Messi sobressaiu-se no meio de meros mortais. Restou para Guardiola a vitória na posse de bola: 52% a 48%.


É justo dizer que o placar poderia ser ainda maior. Até ser vazado aos 32 minutos do segundo tempo, Manuel Neuer era um dos nomes do jogo. O alemão foi dono de uma defesa espetacular, com o pé direito, em finalização de Suárez - também salvou gol certo de Daniel Alves, um dos destaques do Barça, que chutou a gol 15 vezes. Lewandowski, de máscara, perdeu a melhor chance dos bávaros, definitivamente afetados pelas ausências de Robben, Ribéry e Alaba - Bernat, o substituto do austríaco, falhou no lance do primeiro gol.

O Bayern precisará reviver seus dias de grande futebol para reverter o quadro. Primeiro, saber que o Barcelona não jogará como Shakhtar e Porto, atropelados com enorme facilidade (7 a 0 e 6 a 1, respectivamente) em Munique. Em seguida, torcer para cada detalhe atuar em seu favor. Um gol dos catalães o obrigará a pelo marcar cinco. O primeiro finalista da Champions será conhecido na terça-feira, em novo confronto com transmissão da TV Globo e do GloboEsporte.com às 15h45 (de Brasília) - o site ainda terá um pré-jogo especial a partir das 15h. Na quarta, Real Madrid e Juventus decidem a outra vaga no Santiago Bernabéu - os italianos venceram em Turim por 2 a 1. A final está marcada para o dia 6 de junho, em Berlim. 
Os números e recordes acompanham a carreira de Messi. Ele é agora o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, com 77 gols (em 97 jogos), ultrapassando mais uma vez o português Cristiano Ronaldo (76 gols em 114 jogos). Na atual edição, o argentino superou CR7 e o brasileiro Luiz Adriano: lidera a tabela sozinho, com dez gols. O recorde em uma só temporada é do atacante do Real Madrid, que marcou 17 gols na campanha da décima.
retirado do globoesporte.com

terça-feira, 5 de maio de 2015

Estudiantes vence Santa Fé nas oitavas da Libertadores

O Estudiantes venceu o Santa Fé por 2 a 1, em La Plata, na noite desta terça-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Em casa, os argentinos abriram 2 a 0 na primeira etapa, mas levaram pressão no segundo tempo e acabaram sofrendo um gol. 
Com o resultado, o clube presidido por Juan Sebastian Verón jogará pelo empate na próxima terça-feira, em Bogotá, na Colômbia. Já o Santa Fé precisa de uma vitória simples, por 1 a 0. Se o Estudiantes fizer um gol, os colombianos precisarão vencer por dois de diferença. Em caso de vitória do Santa Fé por 2 a 1, a disputa será nos pênaltis. 
O vencedor do confronto pega o melhor do duelo brasileiro entre Atlético-MG e Internacional.
O Estudiantes foi bem melhor no primeiro tempo, com gols aos 20 e aos 29. Carlos Auzqui abriu o placar de cabeça, completando cruzamento do uruguaio Alvaro Pereira, ex-São Paulo. Pouco tempo depois, Carrillo ampliou, aproveitando bola espirrada na área. Foi o sétimo gol dele na Libertadores, igualando-se a Gustavo Bou, do Racing, na artilharia da competição.
Na etapa final, o Santa Fé se lançou ao ataque, buscando um gol. Foram pelo menos cinco chances claras de gol, até que Morelo conseguiu descontar, já aos 35, completando cruzamento na área. O time colombiano ainda pressionou em busca do empate, sem sucesso.
retirado do globoesporte.com

domingo, 3 de maio de 2015

Chelsea vence e é campeão inglês

Virou praticamente senso comum na Inglaterra: o Chelsea joga um futebol chato. A afirmação ganhou seguidores ao longo da temporada, especialmente quando motivados por vitórias por 1 a 0, nada próxima da disparidade entre os Blues e a maioria de seus rivais no Campeonato Inglês. A 35ª rodada reservou o mesmo placar, diante do Crystal Palace, no Stamford Bridge, mas com uma ironia: este mesmo Chelsea se sagrava campeão por antecipação. Como ter coragem e argumentos para criticar o time de Mourinho, Hazard (autor do gol), Willian, Diego Costa, Fàbregas, Oscar e tantos outros?

O título coroa um ano de supremacia do Chelsea na Inglaterra. Líder desde agosto, não perdia na Premier League desde 1º de janeiro, quando caiu para o Tottenham de Harry Kane. Desde então, acumulou 11 vitórias e quatro empates. Chegou aos 83 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Arsenal - chegaria aos 82 se vencesse todas suas partidas restantes. O Crystal Palace, 12º, com 42 pontos, se satisfaz em se ver livre do rebaixamento e faturar com o novo montante dos direitos de TV.

O gol de Hazard, ainda que tenha nascido de um rebote de pênalti perdido no fim do primeiro tempo, simboliza o seu grau de relevância na temporada. O belga chegou aos 14, igualando-se a Giroud e Sánchez, do Arsenal. Soma ainda oito assistências, que contribuíram para ser eleito o melhor jogador do torneio - curiosamente, também por antecipação.

Este é o quinto título inglês do Chelsea, o quarto na Era Premier League e na Era Roman Abramovich, dono do clube desde 2003 e que acompanhou a vitória das tribunas do Stamford Bridge. Os Blues ainda estão longe do Manchester United, o maior vencedor, com 20 troféus, seguidos por Liverpool (18) e Arsenal (13).  

retirado do globoesporte.com

sábado, 2 de maio de 2015

Barcelona goleia Córdoba fora de casa

Não se trata de um aviso ao Bayern de Munique - como se um jogo contra o lanterna, já rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, fosse parâmetro para Pep Guardiola. Ainda assim, o Barcelona mostrou mais uma vez sua veia goleadora, imperdoável. Humilhou o Córdoba em sua casa, neste sábado, por 8 a 0, e deu mais um importante passo para conquistar o cobiçado título nacional após 35 rodadas.

Luis Suárez foi o goleador da tarde, com um hat-trick. Lionel Messi marcou duas vezes e ainda foi altruísta numa semana em que Cristiano Ronaldo ficou aborrecido por Arbeloa chegar em sua frente e anotar um gol sobre o Almería. Cobrador oficial, o argentino cedeu o pênalti para Neymar também deixar o seu - o brasileiro teve uma jornada abaixo da média, perdendo chances claras, mas se redimiu no fim. Rakitic e Piqué completaram o placar.

Se Neymar decepcionou, Daniel Alves saiu em alta. O lateral-direito deu duas assistências, uma para Messi e outra para Suárez, e teve boa atuação num momento decisivo de sua carreira. Após anunciar que deixaria o clube ao fim da temporada, informações da Espanha dão conta de que o brasileiro voltou atrás e aceitará uma oferta para renovar o seu contrato com o Barça.

O resultado dá a chance de o Barcelona ser campeão no próximo fim de semana, ainda pela 36ª rodada. Com 87 pontos, precisará contar com dois tropeços do Real Madrid (82) - pelo menos um empate e uma derrota - nos jogos contra Sevilla (fora) e Valencia (casa), e vencer o Real Sociedad no Camp Nou. Os merengues entram em campo às 15h (de Brasília), com transmissão em Tempo Real do GloboEsporte.com.

retirado do globoesporte.com

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Real Sociedad vence pelo Campeonato Espanhol

Em casa, no estádio Anoeta, o Real Sociedad não teve dificuldades para vencer o Levante por 3 a 0, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. Finnbogason, Markel Bergara e Vela anotaram os gols do time da casa, que contou com bom apoio da torcida.

Agora, a Real Sociedad tem 35 pontos  está em 11º lugar na tabela. Já o Levante permaneceu com 35 pontos, seis acima do primeiro time na zona de rebaixamento, o Deportivo La Coruña.

O jogo

Em casa, com o apoio da torcida, o Real Sociedad pressionou desde o início, principalmente com jogadas pelo lado esquerdo, com o trio Yuri, Pardo e Vela. Não tardaria, claro, a achar o gol pelo setor.

Aos 12 minutos, o Real Sociedad conseguiu a vantagem. Em jogada pela esquerda, Yuri avançou até a ponta esquerda e rolou rasteiro para o centro da grande área, onde Finnbogason entrava para bater para o fundo da rede. 1 a 0.


O gol fazia justiça ao andamento da partida e abateu o Levante ainda mais. O time da casa ainda assustou em cobrança de falta de Prieto na primeira etapa, que terminou coma vantagem mínima do Real Sociedad.

Logo no início do segundo tempo, o Levante ainda tentou pressionar, mas em cobrança de escanteio logo aos seis minutos do segundo tempo, Markel Bergara subiu mais do que a defesa e, de cabeça, mandou no fundo da rede. 2 a 0.

Com a boa vantagem debaixo do braço, o time de David Moyes preferiu recuar estrategicamente em busca do contra-ataque para liquidar o jogo. Aos 18 minutos, Pardo teve boa chance e num chute rasteiro quase ampliou a fatura. A partida era fácil para o Real Sociedad, que tocava a bola com facilidade. Aos 40 minutos, Vela cobrou falta na entrada da parea com perfeição, no ângulo esquerdo do goleiro. Golaço. 3 a 0 e vitória garantida.

retirado do globoesporte.com